Batismo

O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito, que abre o acesso aos demais sacramentos. Por meio dele, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: o batismo é o sacramento da regeneração pela água na palavra. Quando recebemos o sacramento do batismo, transformamo-nos de criaturas para filhos amados de Deus.

BATIZADOS

Os pais devem entrar em contato com a secretaria paroquial para ver a disponibilidade de agenda.
A inscrição para o batismo da criança deverá ser feita pelos pais (até no máximo uma semana de antecedência, na Secretaria do Santuário, devendo apresentar

– CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA CRIANÇA. (Documento ORIGINAL)
– CERTIDÃO DE CASAMENTO RELIGIOSO e CRISMA DOS PAIS (se houver).
– CERTIDÃO DE CASAMENTO RELIGIOSO dos PADRINHOS.
– COMPROVANTE DE CRISMA DOS PADRINHOS.
– COMPROVANTE DO CURSO DOS PAIS E PADRINHOS.
– COMPROVANTE DO DÍZIMO DOS PAIS E DOS PADRINHOS.
– PADRINHOS SOLTEIROS devem apresentar: certidão de Nascimento e comprovante de Crisma.

Obs.: Testemunhas do Batismo, apresentar apenas RG.

* PADRINHOS que não residem no território da diocese de Joinville, devem apresentar uma autorização por escrito e assinada pelo Padre da paróquia na qual pertencem.

No caso dos PAIS da criança a ser batizada, residirem em outra cidade, também devem apresentar uma AUTORIZAÇÃO ASSINADA PELO PADRE DA PARÓQUIA NA QUAL PERTENCEM.

PARA SER ADMITIDO NO ENCARGO DE PADRINHO, É NECESSÁRIO QUE:

– Tenha completado dezesseis anos de idade, seja CATÓLICO, CONFIRMADO, QUE JÁ TENHA RECEBIDO O SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA EUCARISTIA E LEVE UMA VIDA DE ACORDO COM A FÉ e o encargo que vai assumir.
NÃO PODEM SER PADRINHOS no sentido litúrgico e canônico: CASAIS EM SITUAÇÃO IRREGULAR, MEMBROS DE IGREJA ou COMUNIDADE NÃO CATÓLICA, mas havendo justa causa (parentesco, amizade, etc.), junto com um padrinho católico com situação regular, podem ser admitidos como TESTEMUNHAS DO BATISMO.

Taxas:
Pais dizimistas: R$ 10,00 por criança.
Pais NÃO dizimistas: R$ 100,00 por criança.